Fibroxantoma Atípico
Dr. Timotio Dorn
CRM/SC 22594 RQE 13225
Dr. Timotio Dorn (CRM/SC 22594 e RQE 13225) é Médico Dermatologista. Dedica seus estudos e seus trabalhos especialmente às áreas de Oncologia Cutânea (câncer de pele), como o melanoma. Além disso, possui larga experiência em Cirurgia Dermatológica e Dermatoscopia.

O Fibroxantoma atípico é uma neoplasia dérmica rara. Este tipo de câncer ocorre mais frequentemente nas áreas fotoexpostas do tronco, cabeça e pescoço. A idade média do aparecimento é entre os 70 e 90 anos.

Diagnóstico

Clinicamente, o Fibroxantoma atípico se manifesta como uma pápula sangrante inespecífica, O diagnóstico é feito com uma biópsia incisional, complementada pelo exame imunohistoquímico, para confirmação.

O Fibroxantoma atípico é uma neoplasia que tem por característica a extensa infiltração nos tecidos da pele, sendo muito difícil estimar os limites da neoplasia somente ao exame clínico.

No entanto, é extremamente raro que este tumor apresente metástases. Porém as taxas de recidiva são significativas superiores a 10% em algumas séries. Especialmente quando não são empregadas margens amplas em sua ressecção.

Tratamento

A Cirurgia Micrográfica de Mohs, pela sua capacidade de análise tridimensional das margens cirúrgicas no transoperatório, proporciona maiores taxas de cura. Além disso, oferece maior preservação de pele sadia perilesional. Assim, ela é o tratamento de escolha para este raro tipo de câncer de pele.