Queloide é um crescimento anormal de tecido cicatricial que se forma no local de um traumatismo, corte ou cirurgia de pele. É uma alteração benigna, portanto sem risco para a saúde, na qual ocorre uma perda dos mecanismos de controle que normalmente regulam o equilíbrio do reparo e regeneração de tecidos.
Os locais mais envolvidos são as áreas do tórax, do colo, do pescoço anterior, dos ombros, dos braços e das orelhas, mas outros locais podem ser afetados.
Tratamento de cicatrizes queloideanas
O tratamento para cicatrizes queloideanas pode variar e incluir diferentes abordagens. Uma opção de grande sucesso é a remoção cirúrgica da cicatriz.
Durante a cirurgia, os queloides são cuidadosamente removidos e técnicas como infiltração de medicações e/ou radioterapia são realizados no pós-procedimento. As técnicas cirúrgicas visam minimizar a recorrência dessas formações. O pós-operatório pode envolver cuidados específicos, incluindo acompanhamento médico e tratamentos adicionais para garantir resultados satisfatórios.
Atenção: Este conteúdo é apenas para fins informativos. Consulte um profissional médico para aconselhamento e tratamento adequados.