O carcinoma anexial microcístico (CAM) é um tipo raro de câncer que afeta as glândulas écrinas da pele. A doença apresenta crescimento lento, mas tem características infiltrativas agressivas, com grande capacidade de invasão local, infiltração de ossos, músculos e nervos.
Pessoas de ambos os sexos podem desenvolver carcinoma anexial microcístico. No entanto, a maior predominância dos casos é entre as mulheres. Em especial, após os 50 anos de idade.
Características da doença
O carcinoma anexial microcístico (CAM) costuma apresentar margens mal definidas, que dificultam a remoção completa da lesão através da cirurgia convencional. Metástases linfonodais e à distância são raras.
Tratamento
A cirurgia micrográfica de Mohs é o método mais seguro para a remoção do câncer anexial microcístico. No entanto, dependendo da avaliação médica, a radioterapia pode ser uma alternativa de tratamento. Em especial, nos casos de pacientes sem condições cirúrgicas.
A radioterapia também pode ser utilizada como tratamento complementar na presença de fatores de pior prognóstico, como margens comprometidas e invasão perineural.