Lentigo Maligno
Dr. Timotio Dorn
CRM/SC 22594 RQE 13225
Dr. Timotio Dorn (CRM/SC 22594 e RQE 13225) é Médico Dermatologista. Dedica seus estudos e seus trabalhos especialmente às áreas de Oncologia Cutânea (câncer de pele), como o melanoma. Além disso, possui larga experiência em Cirurgia Dermatológica e Dermatoscopia.

O Lentigo Maligno é uma lesão não-invasiva relacionada ao câncer melanoma. Ela acomete, na maior parte dos casos, as regiões expostas cronicamente ao sol, como face. Geralmente, o Lentigo Maligno atinge pessoas acima de 60 anos de idade.

Características

As bordas da lesão provocada pelo Lentigo Maligno são difíceis de serem determinadas. O tamanho pode ser muito variado. Este tipo de câncer pode ultrapassar muitos centímetros.

Já o crescimento do Lentigo Maligno costuma ser lento e gradual. Dessa forma, a lesão pode permanecer superficial por vários anos.

No entanto, é preciso ter cuidado. O paciente deve procurar o médico dermatologista assim que perceber os primeiros sintomas.

O Lentigo Maligno pode evoluir para a forma invasiva. A partir deste ponto, denominamos Lentigo Maligno Melanoma. Então, o risco de disseminação da doença passa a existir.

Tratamento

O tratamento para o lentigo maligno é cirúrgico. A indicação sobre a técnica a ser utilizada deve partir de um médico dermatologista. A Cirurgia Micrográfica de Mohs é o tratamento de escolha para esse tipo de melanoma, pois possibilita a análise histopatológica transoperatória. Isso aumenta as taxas de cura e proporciona mais segurança para a reconstrução dos”defeitos” que geralmente envolvem áreas extensas da face.